eu que fiz, peixes, receitas, risotos

Risoto verde e tilápia grelhada


Esses dias estava com muita vontade de comer um peixe, sai na busca de um salmão, mas o preço não estava lá essas coisas. Acabei optando pelo filé de tilápia, que também funcionou muito bem!

Ingredientes para o risoto (serve de 2 a 3 pessoas):
– 200g de arroz arbóreo
– 200 g de vagens
– 200 g de ervilha
– 100g de azeitonas verdes fatiadas
– suco de 1 limão
– azeite, cebola e alho para refogar
– uma taça de vinho branco
– 3 colheres de sopa de cream cheese
– sal a gosto
– 1 litro de água com caldo de legumes

Para a tilápia:
– 600g de filés de tilápia
– sal e pimenta moída na hora

Preparo do Risoto:
Em uma panela, refogue a cebola e o alho picadinhos em azeite, coloque o arroz, o vinho branco e vá mexendo até o arroz começar a soltar o amido, vá acrescentando o caldo aos poucos, sem deixar o arroz secar, mexendo sempre.
Depois de uns 5 minutos, acrescente ao arroz a vagem e a azeitona picada. Continue mexendo e 5 minutos depois coloqueo suco de limão e as ervilhas (se colocar tudo junto a ervilha corre o risco de desmanchar).
Mexa até o arroz chegar a uma consistência “grano duro”. Desligue o fogo, acrescente o cream cheese. Tampe por uns minutinhos, leve a mesa e de uma última mexida.

Preparo da tilápia:
Bom, aqui não tem segredo: tempere o peixe uns 15 minutos antes de começar, esquente a grelha ou uma frigideira, coloque um pouco de azeite e grelhe os filés. A única dica aqui é tomar cuidado de não deixar muito tempo, ele funciona melhor se ficar bem tenro.

Vou sugerir uma música que estou ouvindo muito esses dias porque está no repertório da nossa nova banda (sem nome definido ainda, mas logo conto mais detalhes): O Vento – Los Hermanos.

www.saborsonoro.com.br